Sim! Você pode colocar um bolo decorado com fondant na geladeira!

D3bd0e1ce01485c1c3cb3e1cea94b65a

Você pode colocar um bolo decorado com fondant na geladeira? A resposta é sim, mas a tomar uma série de precauções.

Não vamos desenhar gráficos nem utilizar ábacos psicrométricos ...tranquilos! Mas vou-vos contar porque ocorre a condensação. Apenas umas poucas linhas, vou tentar não aburriros ;-)

O ar contém vapor de água, a quantidade de g de vapor de água por m3 de ar é o que se chama de Umidade absoluta.

A relação entre a quantidade de vapor de água que contém uma massa de ar e o que deveria ter para estar completamente saturada é a Humead relativa, (com 100% de Umidade relativa, ocorre a condensação)

Nova repair diz que a temperatura de orvalho é aquela que começa a condensar o vapor de água contido no ar. Ou seja, é a temperatura, a qual, em um ar que esfria, comece a formação de "orvalho" sobre os objetos. Esta temperatura está relacionada com a temperatura e a umidade relativa do ar.

Resumindo: ocorre a Condensação quando:

-com a mesma temperatura aumenta a umidade relativa do ar, até chegar ao 100%

-com a mesma umidade relativa reduz a temperatura até atingir a de orvalho

...Não me lanceis dessas faces, que vejo mas eu imagino ;-D ! já vereis claramente que vos vai ficar!

Para o que nos interessa:

Ao tirar o cake decorating fondant do frigorífico, o que vai variar muito da temperatura. Vai acontecer de estar em 5º, a um ambiente com uma temperatura de até 15-20º mais alta ...em pleno verão alguém mais!

O que acontece, então? pois acontece que, se a torta está em 5º e o ar da cozinha ao 25º, com esse declínio tão grande da temperatura do ar que rodeia o bolo esfria, tanto que atinge a temperatura de orvalho, o vapor começa a condensar sobre a superfície fria, ou seja, o fondant de torta, que se umedece e, portanto, fica mole e pegajosa ao toque.

Se tivermos metido o bolo na geladeira e ao tirá-la foi humedecido, NÃO toqueis!!! deixai-a à temperatura ambiente, acabam secando. Embora talvez você fique um brilho por causa da umidade.

E depois deste rolo que eu solto, vos ireis perguntando...

O que fazemos para poder meter um bolo decorado com fondant na geladeira?

Devemos evitar, a todo custo, que o ar quente da cozinha, entre em contato com a cobertura de fondant fria, retire a torta da geladeira ...assim não haverá condensação que valha a pena!

Como fazemos?

Metiéndo a torta em uma caixa com tampa, (ou um portatartas de plástico) bem tampada. Mesmo com um par de voltas de papel filme em volta da caixa, para deixá-la o mais hermética possível. Assim você pode manter-se perfeitamente, longe também de odores.

Não cometêsseis o erro de tirá-la da geladeira e abra a caixa! seria como não ter feito nada. Há que deixá-la atingir a temperatura ambiente dentro da caixa ok?.

Se o fizerdes, eu vos declaro que não terá nenhum problema de condensação.Mas, desta forma, até pode congelar um bolo decorado com fondant. A maneira de proceder é a mesma: colocar o bolo na caixa, forráis muito bem com papel filme e congeláis. Para descongelar, deixe a caixa à temperatura ambiente, e NÃO a abrimos, até que não esteja completamente descongelado e pronta para comer.

..Para mim funciona!

Espero ajudar a perder o medo de meter as vossas bolo na geladeira e assim vos animéis a testar esses recheios que vos tinha medo de que se estropeasen à temperatura ambiente.

Provareis? ...Tendes todo o fim de semana para fazê-lo.

Obrigado pela visita ...e agradecem os comentários!